segunda-feira, 2 de maio de 2011

Brava gente brasileira!

Brava gente brasileira, que se torna chacota da nação estrangeira. Se repugnam ao verem lixo mas dele se alimentam. Sentados em bandos, sejam de humanos ou macacos, gabam-se ao se deliciarem com MC e Coca-Cola, enriquecendo potências e desvalorizando ainda mais nossa “ terra tropical”. Músicas que tem como letra : ‘ye, ye’ , são as que convencem os ouvidos que deveriam ser surdos. E ainda sentimos orgulho. ‘Nós temos nossas praias’, em sua maioria interditadas ela burrice de nossa nação. ‘Somos industrializados’ , alguém ao menos já ouviu dize que se deve tratar o esgoto? ‘Temos uma presidenta’ , é a primeira nação machista que tão rápido vi se metamorfosear.Mas mesmo assim ainda somos brasileiros. Tão cômodos brasileiros. As margens de uma copa, tanto faz para nós se os estádios estiverem prontos quando os ‘ruins’ da história chegarem. Afinal, quem se importa com as casas que foram destruídas? O governo oferece um dinheiro pra você votar nele. É uma ‘bolsa família’. A não ser que seja família de um, que família se salva com ela? Mas é muito mais cômodo elogiar pra ver se aumenta o valor algum dia. ‘Né não?’ . Sonhos, planos, coisas de brasileiro.Brasil do descobrimento português, sendo que a única coisa que esses trouxeram pra cá foram seus espelhos, armas e sua língua. Nos transformando no que hoje somos. Começamos sem identidade, chamados de índios por acharem que tinham chegado ao país de origem destes. Mas nossos nativos, tinham já nomes em suas tribos. Mas quem perguntou isso a eles? Sem saber, eles trocaram seu ouro por pentes, como eram úteis, não é? Se fizeram obrigatoriamente monoteístas, e hoje somos o que somos. Ou o que sobrou do que éramos.Brasil braços abertos, acolhendo todo e qualquer estrangeiro, enquanto em outras terras precisamos de permissão pra entrar. Brasil das vagas de emprego sem qualificados para ocupá-las, Brasil da diferença social. Racismo. Fome. Crime. Morte! Brasil- lembrança da escravidão.São esses e mais milhares de outros motivos que levam nossos moradores a ir pro estrangeiro, e os estrangeiros a chacotear nossa nação. Mas sabe o que motiva nós, os brasileiros, que não saímos daqui? Nosso orgulho de ser brasileiro, ao lembrarmos do nosso Brasil pai.Do nosso Brasil da sétima maravilha, de nossas praias ainda limpas e tão belas. De nosso futebol, de nosso folclore. Não de nossa neve, mas de nossos rios. De nosso sertão que guarda tantos segredos, de nosso Brasil onde nasceu o pai da aviação, de nosso Brasil literário. De nossos cantores que na ditadura ou não tiraram do silêncio a dor do brasileiro. De nosso horário de verão, de nossa Amazônia. De nossa padroeira no rio encontrada, de nossas cidades históricas. De nosso Zumbi, nosso Tiradentes. De nosso carnaval baiano. De nossas cantigas de roda, de nosso Chico Anysio. De nossos tão diversos sotaques. De nossos gaúchos, paulistas, cariocas, maranhenses, paraibanos, pernambucanos, baianos.Nos orgulhamos de ti, Brasil, seja de raça ou costumes, sua miscigenação.

2 comentários:

  1. Vania
    Estou tentando postar um comentario. Sou meio analfabeto no computador. Gostei muito do que escreveu sobre o nosso Brasil. É isso aí.
    Um abraço do véio prof david de jales.

    ResponderExcluir
  2. O nosso Brasil precisa de nós, *-* A propósito, agradeço novamente: muito,muito obrigada pelo livro! O senhor escreve como poucos.Poesia é isso! Um abraço!

    ResponderExcluir