quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Romeo and Juliet.

William Shakespeare: Romeu e Julieta
Cena do Balcão (Ato 2, Cena 2)

JULIETA:
Oh Romeu, Romeu! Por que és Romeu? 
Renega teu pai e recusa teu nome; 
Ou, se não quiseres, jura-me somente que me amas,
E não mais serei uma Capuleto.
ROMEU [à parte]: 
Continuarei a ouvi-la ou devo falar-lhe agora?
JULIETA:
Somente teu nome é meu inimigo. 
Tu és tu mesmo, sejas ou não um Montecchio. 
Que é um Montecchio? Não é mão, nem pé, 
Nem braço, nem rosto. Oh! Sê qualquer outro nome 
Pertencente a um homem. 
Que há em um nome? O que chamamos rosa,
Com qualquer outro nome exalaria o mesmo perfume.
Assim, Romeu, se Romeu não se chamasse, 
Conservaria essa cara perfeição que possui 
Sem o rótulo. Romeu, despoja-te de teu nome; 
E pelo teu nome, que não faz parte de ti, toma-me toda inteira!
ROMEU:
Tomo-te a palavra. 
Chama-me somente Amor 
E serei de novo batizado. 
Daqui em diante jamais serei Romeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário